Casa do Oleiro
Casa do Oleiro
Casa do Oleiro
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Casa do Oleiro


 
InícioPortalGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Galeria
O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Empty
Últimos assuntos
» Vidas de Adolescente!
O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Icon_minitimeSáb 12 Jul 2014 - 10:54 por Maurício de Souza Lino

» Pensamento do dia 14 de março de 2013 - Música - Levanta-te
O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Icon_minitimeSex 21 Fev 2014 - 15:23 por Tarot online

» Por que Deus escolheu a Israel para ser o seu povo escolhido?
O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Icon_minitimeSeg 30 Set 2013 - 9:55 por Maurício de Souza Lino

» Lançamento do livro "Alpes da Fé
O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Icon_minitimeDom 22 Set 2013 - 16:21 por Maurício de Souza Lino

» Da imitação de Cristo e desprezo de todas as vaidades do mundo - Livro I - Cap. I
O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Icon_minitimeSex 21 Jun 2013 - 15:18 por Maurício de Souza Lino

» Por Que Deus Não Impediu a Queda?
O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Icon_minitimeSáb 13 Abr 2013 - 12:22 por Maurício de Souza Lino

» Da Imitação de Cristo - Livro I - Cap. 13
O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Icon_minitimeSáb 13 Abr 2013 - 11:45 por Maurício de Souza Lino

» Iraniano cria máquina que prevê o futuro, mas teme que China roube ideia
O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Icon_minitimeSex 12 Abr 2013 - 16:01 por Maurício de Souza Lino

» Conheça papas que renunciaram e o que aconteceu após saída do Vaticano
O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Icon_minitimeSex 12 Abr 2013 - 15:06 por Maurício de Souza Lino

Tópicos semelhantes

 

 O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde

Ir para baixo 
AutorMensagem
Maurício de Souza Lino
Admin
Maurício de Souza Lino


Mensagens : 297
Data de inscrição : 07/01/2013
Idade : 65
Localização : Campos do Jordão - SP - BR

O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Empty
14012013
MensagemO clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde

O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde Vista_10


A qualidade do clima e do ar que se respira em Campos do Jordão são indiscutivelmente saudáveis. E são facilmente apreciados durante os primeiros exercícios de respiração que fazemos ao subir a serra.

A ausência de poluição, o contato com o verde, a natureza, e os espaços propícios para o lazer, tornam algumas atividades físicas como a caminhada e a corrida ainda mais sugestivas.

Para obter uma opinião mais completa sobre o assunto, a NetCampos convidou o médico José Claudio Centofante para falar sobre a relação entre a saúde e o clima de Campos do Jordão.

Histórico entre o clima de Campos do Jordão e a saúde
O doutor começa explicando sobre o histórico da cidade. Antes de ser um destino turístico, Campos do Jordão recebia muitos doentes de tuberculose, que encontravam nas montanhas uma esperança para a cura.

Na Europa os doentes iam para a Suíça para se curarem, no Brasil o local mais procurado foi Campos do Jordão, por possui um clima muito parecido com o do país europeu. Por esse motivo Campos recebeu o carinhoso apelido de Suíça Brasileira. Explica Dr. Centofante.

Muitas pessoas, em estágios avançados de tubérculos, viviam confinadas em locais fechados e, muitas vezes, foram abandonadas para a morte na cidade. Os mais pobres eram internados em hospitais, e os mais ricos ficavam nas pensões, onde inclusive, ficaram internados artistas como Lasar Segal, Pancetti.

Na época, a chamada Casa da Criança não abrigava crianças doentes, e sim crianças com saúde, filhos de doentes que procuravam a cura na montanha.

Pelo fato de ser uma doença com transmissão feita pelo ar, os hóspedes ao entrar nos hotéis, precisavam passar por radioscopias, para se ter certeza de que não tinham tuberculose, como mostra o filme Floradas na Serra de 1954, exemplifica o médico.

A Estrada de Ferro de Campos do Jordão foi criada justamente para trazer estes doentes, que antes disso chegavam por trilhas na serra, transportados no lombo de cavalos.

Antes da chegada dos antibióticos, o tratamento da tuberculose em Campos era muito recomendado, pois em ambiente mais alto - com menor pressão do ar - as cavernas criadas nos pulmões doentes tendiam a se fechar, aumentando as chances de vida do paciente.

Procura pelo clima da Serra
Campos do Jordão já foi considerada a cidade com o melhor clima do mundo, e recebe hoje inúmeras pessoas que encontram bem estar e equilíbrio em contato com a natureza, o que já favorece a saúde de um modo geral.

Atletas fundistas e corredores de maratonas também procuram o destino em busca de melhores rendimentos.

Os atletas que treinam em cidades altas, como Campos, têm um aumento de glóbulos vermelhos e conseqüentemente um aumento no transporte de oxigênio.

Segundo o Dr. Centofante se fizermos um hemograma em pessoas que moram em Campos do Jordão, encontraremos mais glóbulos vermelhos do que em pessoas que moram em cidades baixas, assim as pessoas que moram nas montanhas tendem a ficar com as bochechas mais avermelhadas, brinca o médico.

Caminhadas em Campos do Jordão
O médico explica que já existe uma pré-disposição para se fazer caminhadas na cidade, por se tratar de um destino turístico, com muito verde, ambientes criados para este fim e um clima adoravelmente propício.

Além de poder ser praticado por pessoas de qualquer idade, a caminhada também é recomendada para pessoas que não costumam fazer atividades físicas. Desde que se respeitado os limites. Alerta o médico.

Para quem quer começar o Dr. Centofante diz que o ideal seria iniciar caminhadas com duração entre 15 a 20 minutos por pelo menos 3 vezes por semana.
Para quem quer perder peso é bom lembrar que pouca atividade não se emagrece. Sendo necessários pelo menos 30 a 40 minutos em cada caminhada, com um aumento gradativo de acordo com resistência individual. Sempre respeitando seu próprio limite.

http://www.netcampos.com
Ir para o topo Ir para baixo
https://casadooleiro.forumeiros.com
Compartilhar este artigo em: reddit

O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde :: Comentários

Nenhum comentário
 

O clima de Campos do Jordão e os benefícios para a saúde

Ir para o topo 

Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Videos e fotos do alagamento em Campos do Jordão no dia 10/01/2013
» Exortação a ter em memória os benefícios do Senhor
» Mensagem para a Terceira Idade

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Casa do Oleiro :: Casa do Oleiro :: Atualidades :: Notícias-
Ir para: